Patas na Rede

sexta-feira, outubro 27, 2006

Série animais em extinção: Lobo Guará

Série: animais em extinção

Lobo Guará

O Lobo Guará (Chysocyn brachyurus (Illiger, 1811)) é mais um dos que fazem parte da triste lista de animais da fauna brasileira em extinção. Segundo essa lista do Ibama, a espécie está classificada como vulnerável, isto é, corre risco de desaparecer da natureza a médio prazo.

Um dos fatores que está contribuindo para isso é a grande degradação do cerrado, o habitat natural dessa espécie. Além disso, era caçado por sua pele, para a fabricação de jaquetas e tapetes e devido à imagem, erroneamente atribuída, de que era mau e agressivo.

O lobo guará faz parte do gênero dos canídeos que é o mesmo dos cães e raposas. Inclusive, a aparência do Lobo Guará lembra muito a de uma raposa, principalmente pelo focinho afilado e as orelhas arredondadas e eretas. É um animal elegante devido a suas patas longas e ao seu belo pelo de coloração castanho-avermelhado contrastando com as extremidades pretas.

Características:
O lobo guará é um animal monogâmico, isto é, mantém um mesmo parceiro para a vida toda. Os filhotes nascem pretos com pelos brancos no final da cauda e em geral são dois por gestação.

Tem hábitos noturnos e se alimenta tanto de frutas como de pequenos animais, como aves e roedores.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial