Patas na Rede

sexta-feira, outubro 20, 2006

Labrador Retriever

Série Raças: Labrador

Mais uma das raças favoritas dos paulistanos, o Retriever do Labrador, mais conhecido por somente Labrador é sempre lembrado por sua versatilidade e amabilidade.

Sua inteligência e obediência que permitem treiná-lo para serviços assistenciais, como guia para cegos, cão-terapeuta (visita as pessoas que estão internadas em hospitais), cão-assistente para deficientes físicos e auxiliando a polícia a combater o tráfico de drogas como farejador. Além dessas características, o Labrador é um cachorro cheio de energia, muito brincalhão e amigável com todas as idades.

Origem


Há controvérsias em relação à história da raça. Alguns acreditam que a raça provém de uma outra raça de cães originários da própria Terra Nova, uma região fria e inóspita do Canadá. Outros acham que a raça deriva de cães trazidos pelos ingleses ao se estabelecerem no local devido ao potencial pesqueiro. O labrador tinha como função inicial recolher os peixes que fugiam das redes dos pescadores e, para isso, o cachorro deveria entrar na água.

Daí vem a enorme paixão pela água e as membranas interdigitais nas patas. Porém a região era fria e o cão necessitava ser adaptado para que resistisse bem ao frio. Essa é a razão de seu corpo ser roliço, forte, com uma boa camada adiposa e pelos impermeáveis. A raça talvez até desaparecesse ou fosse absorvida pelos cães terra-novas se não fosse descoberta a sua outra capacidade, a de retriever.

A região da Terra Nova também era muito rica em caça (especialmente aves aquáticas) e os cães Labradores eram freqüentemente treinados para que recuperassem as aves abatidas pelos caçadores. Nesse período, podem ter havido cruzamentos com cães ditos
levantadores e cobradores, para que o instinto de retriever fosse aprimorado. Na época, esses cães eram conhecidos como cães de St. John e possuíam grande reputação de caçadores, o que despertou o interesse de cavalheiros ingleses.

Os cães de St. John foram levados para a Inglaterra por um conde e foi o filho deste que empreendeu a criação sistemática da raça e a mudança de nome para Labrador Retriever.


1 Comentários:

  • Às 7:41 PM , Blogger Paula Meireles disse...

    Ehh...e eles sao encontrados em 3 cores...
    Caramelo, Chocolate e preto...

    Sao lindos!
    Bjo

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial