Patas na Rede

sexta-feira, outubro 13, 2006

Yorkshire

Um vivaz e cativante terrier

O Yorkshire, uma das raças mais queridas pelos paulistanos, se caracteriza pelo contraste da pelagem azul-aço escuro, quase negro, que cobre o dorso com o fulvo-dourado de sua cabeça.

Seu temperamento pode ser descrito com o de um verdadeiro "personagem", nem sempre modesto, imagina-se com estatura maior do que ele é. Tem uma personalidade cativante, com temperamento amigável e vivaz e em geral se dá bem com adultos e crianças, desde que essas respeitem seu espaço.

Em via de regra, é um cãozinho fácil de treinar e bem educado. Adapta-se muito fácil ao ritmo de vida do dono e por seu tamanho "toy" não necessita de grandes espaços para viver, porém ele pode se adaptar tanto a um apartamento com uma pequena área de serviço como a uma casa de campo.
Devido a sua característica de "terrier", é valente o suficiente para defender seu dono de qualquer ameaça.

Origem

A raça nasceu na Inglaterra e descende de cruzamentos entre terriers trazidos da Escócia, mais precisamente o Clydesdale Terrier, o Paisley Terrier e o Skye Terrier.

Durante a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, esses terriers foram trazidos para esse país, junto com seus donos que estavam à procura de trabalho nas minas e tecelagens nos condados de Lancashire e de Yorkshire, onde acabaram sendo cruzados com os cães de companhia, como os Manchesters Terriers, o Silky Terrier, o Halifax Faw, o terrier miniatura preto e castanho e até com malteses.

O Yorkshire foi o primeiro cachorro-projetado a ser desenvolvido. Sua função deveria ser de companheiro e de caçador de ratos. Um cachorro glamouroso, com pelagem macia mas ao mesmo tempo corajoso o suficiente para matar os roedores que infestavam o local de trabalho.

Após a Segunda Guerra mundial, a raça disseminou-se por todo o mundo.

Algumas fotos das raças formadoras:


Skye Terrier


Clydesdale Terrier


Manchester Terrier


Silky Terrier


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial