Patas na Rede

domingo, outubro 29, 2006

A história de Keiko

A história de Keiko

Enganam-se aqueles que pensam que heróis só existem nos filmes. E enganam-se mais ainda os que pensam que heróis pertencem única e exclusivamente a raça humana. O exemplo disso foi a história da baleia Keiko, que brilhou nas telas de cinema no filme Free Willy.

Capturada perto da Islândia, em 1979, Keiko passou boa parte de sua vida em um parque marinho no México. Em 1993, quando tornou-se personagem principal do filme Free Willy, tornou-se um grande exemplo que conduziu milhares de pessoas a lutarem por sua liberdade e das demais baleias que viviam em cativeiro.

Sensibilizados com as campanhas do público, em meados de 1994, o Instituto Earth Island criou o projeto "Free Willy-Keiko" para trasnportar Keiko para uma nova instalação no Aquário de Oregon Coastm com um custo estimado em 10 milhões de dólares. Porém Keiko só conseguiu ser transportada em 1996, por noticiados desacordos que desacreditavam em sua eventual reabilitação.

Apesar disso, no final do ano de 1997, o governo da Islândia autorizou a importação de Keiko. Em Setembro de 1998 Keiko foi transportado pela Força Aérea para Klettsvik Cove em uma das ilhas Westman no sul da Islândia, tendo ficado num sistema de semi-cativeiro criado numa baía fechada por redes. De fato, Keiko não mostrou inicialmente uma boa adaptação a vida marinha. Não se alimentava sozinha, não convivia com outras baleias.

Enfim, após reconquistar a liberdade, a baleia nadou até a Noruega, onde se tornou uma atração popular ao se envolver em brincadeiras com mergulhadores. Em dezembro de 2003 Keiko morreu de um ataque súbito de pneumonia, mas com certeza contribuiu imensamente para mostrar a realidade dos animais em cativeiro e incentivar campanhas contra isso. Keiko foi a primeira baleia orca a ser libertada dessa maneira.

1 Comentários:

  • Às 4:21 PM , Blogger Jussara disse...

    Realmente Patricia,as crueldades com os animais já estrapolaram os limites, sou defensora e amante dos animais. É muito importante ter pessoas como vc, que divulgem essas maldades e nos juntarmos para cobrar daqueles politicos q nos elegemos..pois é dificil p gente fazer muita coisa sós. O respeito pelos animais refletem no respeito ao próximo tbém! Um grande abraço .. e a luta continua sempre!!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial