Patas na Rede

domingo, novembro 12, 2006

Um pouco sobre o racional e o irracional
As diferenças entre o homem, tido como o animal supremo de todas as espécies ( por ele mesmo), e os "animais", tidos como irracionais são bastante interessantes. De acordo com uma teoria desenvolvida por Karl Marx, podemos observar a diferença que faz com que essa relação entre os dois tenha tanta distinção. Segundo ele, o ser humano é o primeiro animal que conquistou movimentos, mudanças e conseqüências na natureza, ditando assim suas próprias regras na mesma, e não ao contrário como as outras espécies.
Para Karl, os animais seguem seus instintos de acordo com o que a natureza os impõe, e não por vontade própria ou por qualquer tipo de raciocínio. O homem então passou a dominar parte das forças da natureza e, conseqüentemente, aquilo que faz parte dela.
Os animais por sua vez também produzem, mas Karl diz que é apenas uma necessidade instintiva de preservar suas crias e satisfazer suas necessidades; uma "experiência limitada".
É interessante observar como Karl faz um relação entre o racional e o irracional. O "superior" depende dos "inferiores" para sua evoluir. Precisa de matéria prima da natureza para sobreviver e trabalhar, e para aumentar a eficiência de sua produção o homem passa a desenvolver técnicas que facilitam, mas por outro lado destroem grande parte da sua fonte de trabalho, modificando e destruindo a si mesmo.

"Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana"
Karl Marx

1 Comentários:

  • Às 5:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

    olá, gostaria de convidar vc dono do blog, e tds os leitores a participarem da comunidade em prol dos animais http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23176498

    agradeço a atençao (:

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial