Patas na Rede

quarta-feira, novembro 15, 2006

Série: Animais em extinção (último)

Série: Animais em extinção (ultimo post)

Mico-Leão-Dourado

Para terminar a série animais em extinção, vou escrever sobre um dos símbolos da extinção no Brasil. Existem muitos outros animais em extinção que não foram tratados aqui, mas ainda poderão ser. Pelo fato do assunto ser muito extenso não daria para escrever tudo aqui se não só teríamos este assunto a partis de agora. Mas para terminar vou escrever um pouco sobre o mico-leão-dourado. Muitos outros animais que se encontram nessa situação de risco podem não ser tão conhecidos, mas esse sem dúvidas é. Talvez o mais, podendo ser considerado como um símbolo da luta pela preservação, infelizmente.


O mico-leão-dourado, um macaquinho que chama a atenção de crianças e adultos, ainda é considerado uma espécie em alto risco de extinção. É encontrado em uma pequena área da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, onde vive em média oito anos. Ele chega a 60 cm de comprimento e pesa em média 600g. Sua alimentação baseia-se em frutos silvestres, insetos, alguns pequenos vertebrados e às vezes de goma de algumas árvores. A gestação do mico-leão pode acontecer duas vezes ao ano e dura 120 dias. Geralmente reproduzem dois filhotes gêmeos.

O risco de extinção acabou acontecendo por causa da predação do homem. Existem, é claro, predadores naturais, ou seja, outros animais que os caçam para a sua alimentação. Mas essa jamais seria a causa do risco. Como em todos os casos de animais que entram em extinção, o homem é a principal causa. Com o desmatamento da Mata Atlântica a questão é mais grave ainda por se tratar de seu habitat natural. E também eles acabam se isolando em partes da mata, assim além de dificultar o trabalho de ajuda, eles ficam mais expostos a cidades, a auto-estradas etc.

Para o mico-leão-dourado existe também um projeto que cuida de sua sobrevivência. Este é a associação Mico-Leão-Dourado, que cuida de micos em reservas naturais e prezam pela preservação da Mata Atlântica. A associação trabalha também com a conscientização do público, envolvendo a comunidade em trabalhos específicos. Para quem quiser ajudar fazendo doações ou adotando uma família, entre no site para mais informações.

7 Comentários:

  • Às 3:06 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Muito show este blog. Continuem atualizando!!!! Beijos

     
  • Às 7:42 PM , Blogger Vic disse...

    Olá,

    Devido ao episódio ocorrido em 28/02/2007, no programa Pra Valer da Rede Bandeirantes de televisão, apresentado por Claudete Troiano, quando a TEORICAMENTE sensitiva Márcia Fernandes alertou os telespectadores a se desfazerem de gatos pretos com olhos amarelos - pois, segundo ela, são associados à magia negra e as pessoas teriam que ter "cuidado" com esse tipo de gato -, estamos engajados numa campanha a fim de que seja feita uma retratação justa, além da veiculação de uma reportagem sobre posse animal responsável.
    Essa "sensitiva", que se diz orientada para valorizar a alma e o espírito, alimenta um preconceito absurdo sobre a cor de um animal, e o programa que divulga tal coisa é cumplice de um crime!!!
    Faça parte dessa campanha, assine a petição:

    http://www.PetitionOnline.com/gatopret/petition.html



    Mande e-mails para Rede Bandeirantes e denuncie o fato par o MInistério público!!!

    Tem modelinhos de cartas, e endereços de e-mail lá no blog:

    http://adoteumanjo.blogspot.com

    Abraço,
    Vic

     
  • Às 12:06 AM , Blogger Vic disse...

    Junte-se ao BOICOTE MUNDIAL contra os jogos olímpicos de Pequim, turismo e produtos chineses.

    BOICOTE À CHINA, PELA CRUELDADE COMETIDA CONTRA OS ANIMAIS!!

    assine a petição:

    http://www.thepetitionsite.com/takeaction/395884823

    Mais informações:

    http://adoteumanjo.blogspot.com

    Por favor assine a petição e ajude a divulgar!!
    Boa noite e obrigada!!!

    Vic

     
  • Às 12:45 PM , Anonymous Anônimo disse...

    olá tudo bem?
    eu achei este blog por causa da comunidade sua e amei....e este blog é perfeito tá?

    tem como vc me linkar no seu blog.....ele tem muito pouco visitante...só 80...porém meu blog é http://www.mundo-a-n-i-m-a-l.blogspot.com
    aí se vc quiser me linkar eu ficarei muito grata ta?

     
  • Às 11:20 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Adorei o blog de vocês. Eu sou uma gatinha pé dura com siamês, que foi achada ainda recém-nascida pelos meus pais adotivos, nos escombros da reforma de uma igreja.

    Para contar essa e outras histórias eu criei meu blog Gata Lili - As loucas aventuras de uma gata patricinha. O endereço é www.lili-gata.blogspot.com

     
  • Às 9:17 AM , Blogger Vic disse...

    Bom dia,tem postagem nova lá no NOSSOS AMIGOS ANIMAIS, ficarei muito feliz se você for até lá e deixar a sua opinião.
    Tenha uma semana produtiva!

    Beijo
    Vic

     
  • Às 5:59 PM , Blogger Unknown disse...

    que legal era disso q eu precisava para o meu trabalho
    quem vez essa pesquisa merece o premio
    não achei oque eu queria em nenhuma pesquisa do google
    essa a primeira q presta!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial