Patas na Rede

sexta-feira, outubro 06, 2006

Cavalos e a doma natural

Cavalos e a doma natural

Finalizando a série em que busquei esclarecer um pouco sobre os métodos de domesticação de cavalos, irei falar hoje sobre a doma natural.

A doma natural é o método mais moderno de domesticação de eqüinos. Ela leva em conta que cada cavalo possui uma "personalidade" e o treinamento e doma dele deve levar em conta essa personalidade.

Esse tipo de doma varia de cavalo para cavalo. Procura-se, entretanto, conhecer o comportamento do cavalo, qual a linguagem que ele usa para se comunicar dentro da manada, os seus temores, aflições, atividades de qual ele gosta de realizar e se ele sente-se bem exercendo as atividades que lhe destinam.

Ainda, busca-se saber como o cavalo age e "pensa", para que a partir dessas reações, o domador possa se comunicar com ele através da linguagem do animal (leia-se linguagem como linguagem corporal, voz e estímulos).

A doma natural procura obter o respeito do cavalo de forma natural, sem violência e leva em conta o espírito gregário e curioso do animal.

2 Comentários:

  • Às 10:57 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Bom,
    achei isto maravilhoso oque vc escreveu.E tambem concordo com vc todos os cavalos tem que ter respeito e os domadores nao podem nunca maltratar um cavalo ou uma égua nao importa o sexo do cavalo importa que todo animal tem que ser respeitado como o cao,o cavlo,o gato...Qualquer animal se deve respeito.Entao foi isso adorei seu ``depoimento``.

     
  • Às 12:28 PM , Blogger EUSTAQUIO OLIVEIRA disse...

    Tb achei bacana demais o texto. Muito obrigado por compartilhá-lo :-)
    Queria postar aqui o trailer pra cavalos com apartamento que a gente faz. Talvez interesse a alguém aqui. Vlw!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial